segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cavalcante - Chapada dos Veadeiros - Parte 1

De volta à Chapada dos Veadeiros mas agora vendo-a de um outro ângulo, a região norte do Parque. Fui conhecer as paisagens que rodeiam a ainda pouco conhecida cidade de Cavalcante. Cercada por serras, chapadas e cachoeiras, Cavalcante também vive cultura. O município abriga vários quilombos que há pouco tempo nem eram conhecidos, o que ajudou para preservar seus costumes e ser um atrativo a mais para o lugar.


Caminho para a cachoeira Veredas
Saio cedo de Brasília e chego em Cavalcante as 11:30, são 310 Km de rodovia má asfaltada, nada que um pouco de atenção não resolva.
É quinta feira santa e o céu é todo azul, raras nunvens aliviam o sol. Perfeito!

Dou algumas voltas pela cidade e já percebo que o clima aqui é muito tranquilo. Paro em frente ao CAT e troco algumas palavras com guias locais. Um deles é Jovino, um guia Kalunga, o mais antigo de Cavalcante. Bom de proza e muito alegre, convido-o para almoçar e aproveito para conhecer mais sobre a cidade, os kalungas, e a história da região.


De longe, para enquadra-la toda
'Trilha' para a cachoeira
 Após o almoço e com pouco tempo, pois pretendo passar a noite no sitio kalunga Engenho II que fica a 27 Km de Cavalcante, vou visitar a cachoeira Veredas que fica numa fazenda a 5km. A fazenda é muito bonita, tem restaurante, camping e pousada. Existem várias cachoeiras na fazenda, a mais alta é a cachoeiras Veredas com aproximadamente 80m de queda. Para visita-la sigo por uma trilha rápida que nos leva a uma pequena represa, é de lá que se faz a captação de água da cidade.

Ao passar pela represa sigo pelo canion rio acima.
A trilha é tranquila, indo pela água o percurso é fácil mas se não quiser se molhar existem alguns trechos que exigem destreza e cuidado e as vezes se custa achar por onde passar.
Após caminhar por cerca de 20 minutos já se pode avistar a cachoeira, ela escorre por entre os paredões e já faz muito barulho.

Compensa visitar a Veredas, a cachoeira é imponente, o som da queda é ampliado pelo canion e o poço da cachoeira e grande e fundo, a água cai com tanta força que se formam ondas por todo o poço.
O melhor horário para visitar a cachoeira é com o sol alto, entre 11 e 14 horas, pois muito cedo ou muito tarde não tem sol.
Nesse feriado tinha uma equipe de rapel no local, fariam descidas pela cachoeira e pelo paredão direito com  aproximadamente 110 metros de altura. Uma ótima oportunidade para ver a cachoeira de outro ângulo.



Um comentário:

maricotO disse...

Marcos, ficou massa o blog. e vc escreve mto bem tbm. e tá todo organizado. de qualidade mesmo. rsrs
nao lembro de ter visto tudo isso da outra vez em q acho q vim por aqui.
Só falta viajar mais né pra poder atualizar.

A kelly concordou q vc escreve mto bem, ela gostou das fotos tbm.

a gente ta aqui fazendo pesquisa pra viagem pela américa do sul rsrs.. e juntando as moedinhas.

Pesquisa