sábado, 8 de junho de 2013

Cachoeiras do Rio Macaquinho

Desde a primeira vez que fui a Alto Paraíso via uma placa à direita da pista indicando a entrada para as cachoeiras dos rios Macaco e Macaquinho, uns 12 km antes de chegar à cidade. Dessa vez resolvi conferir as cachoeiras do Macaquinho!

Da entrada são 31 km de estrada de chão, os primeiros 17 em pista larga e em boas condições, o restante exige um pouco mais de atenção, tanto para a suspensão do carro (que NÃO precisa ser 4x4!) quanto para não sair rolando serra abaixo. Todo o caminho é muito bem sinalizado em tem um visual muito bonito, destaque para o Vão do Paranã, uma fenda na serra do Paranã por onde pode-se ver uma planície sem fim, fique de olho no lado direito da pista, pouco antes do fim!

Vão do Paranã, a foto em dia de pouco sol não revela toda beleza do lugar.
Ao final do percurso encontra-se a Fazenda Santuário das Pedras de propriedade do Sr. Fausto, uma pessoa serena e agradável. No local funciona um camping amplo com toda a infraestrutura mínima: espaço, banheiros, cozinha completa com fogão e forno a lenha, churrasqueira e área para fogueira. O local é muito agradável e poderia passar dias ali.

Do camping sai a trilha para as cachoeiras do macaquinho que é muito bem sinalizada em seus aproximadamente 1,5 km de extensão e nível de dificuldade médio. Então, pé na trilha!

Poço Sereno e Pedra Furada à direita, cenários perfeitos
para a prática de canionismo.


É feriado de Corpus Christi e apesar de ser quase junho o tempo esta nublado e a previsão é de chuva. O frescor já é característico da época mas o sol  escondido o acentua ainda mais. O tempo realmente não é dos mais favoráveis para um banho de cachoeira, e com essa sensação passo por alguns atrativos apenas os admirando, como o Banho dos Macacos e o Poço Sereno, locais para banho de fácil acesso, e a cachoeira da Pedra Furada onde a água corta as rochas formando cânions e quedas de formatos intrigantes. Pouco mais a frente a atração é o Banho Pelado que faz jus ao nome e é uma área de nudismo.


Enfim, chego ao Poção do Jaracuçu que com suas águas verdes esmeralda enfeitiça a todos e mesmo com o céu nublado e tempo frio é irresistível. O poço é fundo, tento em vão dar pé, me impressiona também a claridade da água, imagino-a sob o sol, deve ficar ainda mais transparente e menos gelada.

Poção do Jaracuçu
Após o banho e um lanche rápido sigo a trilha e rapidamente encontro o Poço do Jump, este apenas para os que têm coragem! Logo abaixo do Jump, despenca a cachoeira da caverna, a maior delas, deve ter uns 40 metros, é linda e um poço lindo também, aliás, os poços são todos belos! Essa cachoeira tem a água em temperatura mais amena, principalmente próximo à caverna que da nome à mesma. Nela ainda da para brincar de psicobloc nos paredões direitos, aquele tipo de escalada que se cair cai na água, é diversão garantida! Da cachoeira Caverna ainda pode-se ver a cachoeira Encontro, que une o rio Fundão ao rio Macaquinho formando mais um belo poço.

Infelizmente a trilha acaba mas a vontade é de continuar mais e mais, descendo o rio Macaquinho até seu encontro com o rio Macacão, para ver as mais belas paisagens que não estão no mapa. Volto com as certezas de que encontrei um lugar especial e que voltarei.


Cachoeira Caverna, paredes laterais para brincar de Psicobloc.

Contatos/Preços/Dicas
(62)3446-1380 – (62)99314085 – (61)8406-6885 – www.macaquinhos.com
Taxa de visitação R$ 20,00 – Camping (inclui visitação) R$ 40,00.
Cozinha completa: leve os ingredientes e faça do café ao churrasco.

Um comentário:

maricotO disse...

Nossa, hoje q eu fui ler..
Ficou muito massa, imagina quando acumular bastante material.. pode publicar um guia hein!
abraço!!!

Pesquisa