Escondida à margem esquerda da GO-118 pouco antes de chegar a Alto Paraíso partindo de Brasilia, fica situada dentro de uma área de preservação ambiental. É necessário percorrer 37 km de estrada de terra em condições razoáveis, entretanto, a sinalização é precária e praticamente não há placas no percurso por terra. Leve um guia ou se informe bem antes de pegar a estrada de terra, deixarei umas dicas ao final.
Não há nenhuma estrutura no local, a entrada é livre mas é proibido acampar ou fazer fogueiras. Não obstante, diante da falta de fiscalização, tanto as barracas quanto os vestígios de fogueira são comuns. Como a entrada é franca e o acesso é fácil, durante os feriados a catarata pode receber mais visitantes que o desejado, portanto, evite essas datas ou chegue cedo para aproveitar melhor toda a beleza do local.
O Rio dos Couros é caudaloso e tem um bom volume de água, principalmente na época das chuvas, de novembro a abril. Nesse período, evite dias com previsão de chuva, pois o rio de águas transparentes ficará turvo e perderá parte de sua beleza. O nível da água também irá subir e os banhos se tornarão mais perigosos. Existem ótimos poços para banho, mas no geral o rio é de corredeiras e exige cautela.
Minha dica, vá durante a seca.
![]() |
Rio dos couros (época de chuvas) |
A trilha que leva do estacionamento ao rio é bem curta. Não há dificuldades. Chegando ao rio, existe uma trilha que o margeia. Seguindo as águas, ela te levará pelas várias paisagens do rio, passando por uma catarata, ilhas fluviais, corredeiras e pequenas prais, tudo cercado de muita vegetação e formações rochosas.
prainha de areia, existem várias! |
A trilha percorre quase 1 km do rio com pequenos aclives e declives e, devido à pequena extensão, considero-a fácil. Qualquer pessoa que faça uma caminhada conseguirá fazê-la. No final do percurso, como sempre, jaz o prêmio. As águas do rio dos couros, após formarem uma piscina sem fim, caem de uma grande cachoeira, formam um poço, outra cachoeira, o maior e mais belo poço e depois escorrem para dentro de um cânion que se encarrega de levar o Couros para o infinito. A paisagem é extasiante, imponente e nos coloca no nosso lugar, a contemplação.
Piscina sem fim |
Como chegar: Existe um placa na GO-118 indicando o início da estrada de terra para a Catarata dos Couros. Após 23km na estrada de terra vire à direita numa espécie de trevo, existe uma pequena placa que indica um restaurante (peixe frito), fique atento! Depois, na bifurcação vire à esquerda, e novamente à esquerda, agora falta pouco. Em dias de chuva, logo após a bifurcação, existe um trecho que comumente atola pequenos carros, caso esteja nessas condições volte e pegue à direita, e na próxima à esquerda. Dê uma boa olhada no Google Maps que não tem erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário