terça-feira, 18 de novembro de 2008

Trilha dos Cânions

Antes de começar a trilha fizemos um rápido aquecimento enquanto o guia dava algumas dicas sobre respiração, hidratação, etc. A trilha dos Cânions tem um nivel de dificuldade médio e se estende por 5,2 km com um desnivel de pouco mais de 100m.

O caminho aberto no cerrado de altitude(quase 1000m na entrada do parque) é um misto de areia, muitas pedras e raízes de uma vegetação intensa e bela. Pelo caminho é possível observar plantas típicas desse tipo de cerrado, como as canelas de ema, candombá e o chuveirinho. Na foto a canela de ema.

Durante o percurso pode-se observar um pouco do passado do parque, crateras profundas com 5m ou mais que foram cavadas de forma irregular, sempre seguindo os preciosos cristais.
Dizem que várias pessoas foram assassinadas nessas crateras, traços de ganância e crueldade, sempre presente diante de riquezas. E não seja ganancioso também, levar qualquer pedrinha do parque é proibido! 

Passamos por um leito de rio sazonal, que só corre na época das chuvas, e um pouco mais a frente encontramos o rio preto. Aqui, suas águas se esparramam pelo planalto rochoso, formando espelhos d'água, piscinas e quedas.
Aproveitamos para nos refrescar.

 

Seguindo a trilha rio acima vamos nos deparando com mais piscinas, de água tão cristalina que cheguei a questionar a utilidade da minha garrafa d'agua.As formações rochosas daqui são também muito interessantes. A água, agora calma, em meses de chuva desce com força e lima, lixa e esculpe formas nas pedras, impressionantes, estranhas e até engraçadas.



Saindo um pouco do curso do rio, logo nos deparamos com seu outro braço onde este se joga e se espreme entre grandes paredões de pedra, é o Cânion I.Quem for mais astuto pode descer pelo Cânion e experimentar a piscina que se forma logo após a a queda, também é um bom local para saltos pequenos, só tomem cuidado com a pedra molhada que fica bem escorregadia.
A próxima atração da trilha, é o Cânion II, para chegar lá passamos por uma trilha um pouco mais pesada, temos que passar pela margem do rio que.. bem... é estranho mas a verdade é que nessa parte parecemos formigas atravessando um punhado de brita! Essa parte da trilha é uma das mais exigentes, mas como todo esforço tem uma recompensa...
Ao fundo é possível ver parte do poço que se forma após o Cânion II, mas como as vezes uma imagem vale por mil palavras...

Grupo que me acompanhou.

Poço do Cânion II, ótimo local para banho e saltos maiores!
Pensa que acabou? Ainda falta outro cartão postal do parque, ou melhor, de uma das trilhas do parque, a cachoeira cariocas. Para se chegar até la caminhamos um pouco na marem do rio preto e descemos por um vale. Apesar de não estar no seu máximo a cachoeira é muito bonita, tem ótimo locais para banho e muitas pedras planas para se descançar, afinal o passeio já esta chegando ao fim e agora é só aproveitar a volta.

Cachoeira Cariocas, foto: Marcio Negrão - Olhares Fotografia Online

Nenhum comentário:

Pesquisa